INSÍGNIA E LEMA

INSÍGNIA E LEMA
CONQUISTANDO OS CORAÇÕES SE VENCE A LUTA

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

RIO CUBANGO - "CONTRABANDISTA" EM AÇÃO





Agora pertenço à Marinha. Com uma lancha dos fuzileiros, dotada de um motor de levantar voo (não teria problemas porque frequentei o Curso de Pilotagem na F.A.P., mas só para aviões, não para barcos, mas lá me desenrascaria) ah ah ah, "oferta" do Capitão.

Aqui estou eu a "navegar" no Dirico, ou melhor, no Rio Cubango, ou seja, "no fim das Terras-do-Fim-do-Mundo". Mas ... o que é que leva a arca?  Vai cheia de contrabando: relógios, rádios máquinas fotográficas, pilhas, meias, chapéus sul-africanos, etc. O pessoal que estava isolado na Coutada do Mucusso fazia-me encomendas para eu ir comprar à África do Sul/Deserto da Namíbia. Com o barco era um instante. Nunca ganhei um tostão e, por vezes, cheguei a completar do meu bolso pequenas importâncias. 

A viagem não era isenta de perigos: jacarés, hipopótamos, cobras. Em caso de avaria do motor a "coisa" podia ficar feia pois as margens não eram de confiar. Os jacarés,  escondidos junto a elas, não  se deixavam ver, mas o pior de tudo era o hipopótamo que, quando está na hora de ir para o rio, não suporta uma embarcação dentro de água: mete-se por baixo do barquinho e vira-o, pelo que, sem o motor a trabalhar (no caso de avaria), era um perigo a ter em grande conta. Enfim, cada viagem era uma aventura. 

Lembrança: estive destacado no Dirico muitos meses, com dois homens: Costa (primeiro-cabo) e um condutor (Boavista e Orlando, que se revezavam) e a respetiva Berliet, Estava também o 1º Cabo Avelino Ribeiro - com o respetivo rádio -, que acabei por ... prescindir. A viatura ia frequentemente buscar gasolina/gasóleo, em 22 bidões de 200 litros cada, ao Calai, que eram lá deixados pelos Sul-Africanos. 

Recebia colunas de viaturas civis de Serpa Pinto, de 10/11 toneladas cada, carregadas de bens alimentares. Tínhamos um armazém "tosco" onde os géneros se guardavam e onde também passávamos a noite. A Companhia, sediada na Coutada do Mucusso, mandava colunas para carregar, no Dirico, géneros e combustíveis, através  da jangada. Sem este Destacamento a Companhia  não poderia subsistir naquele sítio.

Fernando Temudo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço o seu Comentário, que vai ser monitorizado