INSÍGNIA E LEMA

INSÍGNIA E LEMA
CONQUISTANDO OS CORAÇÕES SE VENCE A LUTA

sábado, 29 de março de 2014

IV - UÍGE, NOSSO HOTEL FLUTUANTE DURANTE 13 DIAS

Uma vez embarcados tivemos logo que considerar a nova hora pois o relógio de bordo regula-se pelo tempo do fuso-horário em que o navio está posicionado, que não era coincidente com a nossa Hora de Verão. Dentro eram 11 horas, no cais era meio-dia. E isso é importante em virtude do Almoço cuja primeira mesa estava marcada para o meio-dia (hora de bordo) e a segunda para a uma da tarde – duas fases de refeições, situação normal mesmo em viagem civil, pela dimensão dos Restaurantes … só destinados a Graduados porque o Zé-Soldado, esse, será sempre o eterno sacrificado. Face ao elevado número de Praças as suas refeições eram distribuídas em marmita.
O navio começa a descer lentamente o Tejo, passa sob a Ponte, então Salazar, e pára junto ao Bugio para saída do Piloto da Barra. A Lancha dá um apito, tradição naval de desejo de Boa-Viagem a que o Uíge responde com dois estridentes roncos, à laia de agradecimento. E … lá vamos nós, afastando-nos da costa, até que surge só céu e água. Procuramos distrair-nos, das mais diversas formas: uns, bebendo, bebendo, bebendo, bebendo; outros, jogando cartas, dominó ou xadrez; outros, segurando uma revista ou um livro, mas nada lendo; outros ainda, tentando entabular conversa, divagando apenas … e … navegando, navegando, Atlântico abaixo. Vida rotineira a bordo, mas com um interesse diário de saber a posição do navio, através de bandeirinhas colocadas sobre um mapa, e preocupação de saber a hora respetiva para controlo das refeições. Passámos ao largo da Madeira, das Canárias, de Cabo Verde. Entretanto, são dadas instruções pelo Comandante de Bandeira, Oficial da nossa Armada, para exercícios de marcação de baleeiras e colocação dos Coletes de Salvação, para eventual emergência. Alguma confusão da primeira vez, mas à segunda saiu tudo direitinho.
                            
O Autor, o Sérgio, o Rodrigues e o Antunes
Navegando ao largo da Guiné, aí durante uns dois dias, sentia-se um ar irrespirável, pelo elevadíssimo grau de Humidade Relativa. Um calor infernal e o corpo suando dum modo que ficava pegajoso. Ao entrarmos no Golfo da Guiné começamos a ouvir, em onda média, emissores de Rádios do Brasil, talvez da Paraíba ou Pernambuco. No 9º dia de viagem, o navio parou durante umas 4 a 5 horas. O que foi? O que sucedeu? Pergunta generalizada. Houve um problema nos motores, entretanto resolvido. No dia seguinte, o 2º Comandante do Batalhão, Major Nuno Alexandre Lousada, detentor do Curso de Estado-Maior, já com várias Comissões cumpridas, uma das quais na Índia (foi um dos signatários dos Acordos de Lusaca com a Frelimo, em nome do MFA, para o cessar-fogo e a posterior Independência de Moçambique), homem culto, afável e muito educado, reúne os Graduados no convés e diz-nos: “Meus senhores: estamos prestes a chegar ao destino. Não sabemos ainda onde nos colocarão. Todavia, iremos passar por situações muito complicadas, onde quer que nos encontremos. Um Comandante, seja qual for o seu nível de comando, mesmo que esteja a borrar-se de medo, não pode de forma alguma transparecê-lo para os seus homens. Tem que aguentar firme o momento e ter a necessária adrenalina para o suster. De contrário, não será um Comandante, mas um simples elemento fardado com algo em cima dos ombros. Já passei por essas situações de medo e sei do que falo”. Sabíamos que íamos para a Guerra, mas aí começamos a tomar mais consciência que a hora se aproximava. Passámos ao largo de São Tomé e ao 13º dia, 21 de maio de 1969, já de noite, o Uíge atraca no Porto de Luanda, onde tinha à minha espera, no cais, fardado, o meu amigo de infância Francisco Fontes. Quem passou por Angola, integrado em Batalhão ou Companhia Independente, entre 1968 e 1970, com toda a certeza que o conhece, talvez tenha até falado com ele, pois estava colocado no Posto do S.P.M. (Serviço Postal Militar) no Campo Militar do Grafanil, por onde transitavam todas as tropas antes de tomarem o seu destino, e primeiro ponto de deslocação de todo o militar a fim de depositar mais rapidamente a sua primeira Carta, ou Aerograma, para a família, namorada ou amigos, na Metrópole.
Efervescência a bordo, na ânsia de sabermos qual o local de Angola onde seríamos colocados de imediato. Chega a notícia, não sei por que via: Serviço à Rede de Luanda e também de Reserva às ordens do QG (Quartel-General).

Nota: Quando um navio mercante é fretado para transporte de tropas, obrigatoriamente terá a bordo um Oficial da Marinha de Guerra com a função de Comandante de Bandeira sob cujas ordens o efetivo Comandante do Navio se encontra.
                                       

Carlos Jorge Mota

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